A ARQUITETURA DA FÉ DO RIO GRANDE DO NORTE - Castelo do Zé dos Montes em Sítio Novo

Nas terras da Serra da Tapuia, seu Zé do Monte encontrou o cenário adequado pra realizar sua grande obra. Com essa história surreal, passou a pregar no interior do Nordeste o poder das rochas e ganhou o apelido de Zé dos Montes. Começou a construção do castelo em 1984, mas sempre tem uma reforma a ser feita.
O castelo é simples, rústico, porém de uma beleza extraordinária.

Os labirintos são acrescentados aos poucos e parece que dificilmente se contentará com o fim da construção, que não segue uma simetria de estilos ou de materiais. As torres pintadas de cal branco lembram os castelos europeus, ligeiramente remetem-se a Gaudí, arquiteto Catalão (1852-1926)e também o Castelo dos Mouros, de fundação mulçumana, datado século IX em Cintra, Portugal. Porém, percebe-se que o objetivo do seu Zé dos Montes não era realizar uma obra de arte arquitetônica como o famoso arquiteto Gaudí ou com a interminável “Sagrado Coração”, e sim, apenas homenagear Nossa Senhora a qual era devoto.

Seu Zé dos Montes também mora numa casa que foi construída em cima de uma grande pedra onde permanece por vários dias. Não há energia elétrica, nem água encanada. Próximo ao castelo fica uma casa simples onde mora o caseiro do lugar, que se apresenta como filho adotivo e diz que o castelo está à venda. O que nos pareceu, foi que o caseiro não entende bem a devoção do seu Zé dos Montes para com Nossa Senhora e aos Montes, fato que aos poucos, está sendo esquecido pela população.

Alguns até se referem ao seu Zé dos Montes, como uma personagem bizarra ou até louca. No entanto, se o castelo for vendido perderá o objetivo para qual foi construído, consequentemente, perde a sua essência.

Para chegar ao local, que é mais uma alternativa de turismo e lazer, um passeio com a família ou amigos e até mesmo com alunos, siga pela BR-226. Quando chegar a Tangará siga direto até o final da avenida principal. Na lanchonete “Dois Irmãos” entre a direita com destino a Sítio Novo.

De Tangará até o castelo são 25 quilômetros. O acesso ao castelo custa R$ 5 reais por pessoa, mas se houver uma programação antecipada e entrar em contato com os guias, para grupos formados com 20-30 pessoas, o preço cai substancialmente. Tem sempre um guia no local.



E, se seu Zé dos Montes estiver de bom humor, você terá oportunidade de conhecer uma pessoa fantasticamente diferente e com muitas histórias para contar. O que poderá nos auxiliar para trabalhar o multiculturalismo com a interdisciplinaridade dos saberes.

No entanto, a desvalorização cultural, artística e turística, faz com que esta obra prodigiosa e incomparável, caia cada vez mais no esquecimento, tornando-se alvo de vândalos, como já aconteceu algumas vezes.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O "reinado" do visionário Zé dos Montes

O menino apanhava lenha próximo ao Serrote dos Caboclos, em Pedro Avelino, quando apareceu a bela imagem de mulher vestida em uma roupa de tecido azulado transparente sobre o monte. Era a Virgem Maria. Ela indicava na rocha estranhos desenhos que só poderiam ser decifrados pelo garoto de 11 anos. A mensagem deixada por ela foi de que a Deus dá-se o nome de rocha. E toda a sabedoria estava no monte.

Emerson do Amaral

IMPONENTE - Castelo de Zé dos Montes, no município de Sítio Novo, chama a atenção pela beleza.
Ana Luiza Cardoso - Repórter

A história surreal não é reconhecida pela Igreja Católica, nem faz parte de ficção tirada dos livros. É contada pelo menino que viveu a fantástica experiência. Hoje, aos 67 anos, chama-se José Antônio Barreto. Na década de 60 passou a pregar no interior do Nordeste o poder das rochas e ganhou o apelido de Zé dos Montes.

Prefere ser chamado pelo apelido. Para perpetuar a sua missão tornou famosos treze pontos na região, onde, ou fez castelos ou encontrou belas formações rochosas onde juntava romeiros interessados em suas histórias.

O homem franzino, de 53 quilos, tem poder de persuasão no discurso de pregação. Visionário, profeta, marqueteiro. É difícil adjetivar quando trata-se de uma figura controversa como Zé dos Montes. Sua história de realismo fantástico concretizou-se através de lugares que são boa opção para visitas.

O castelo da Serra da Tapuia, em Sítio Novo, encravado no agreste, chama atenção por suas inúmeras torres brancas contrastando com o cinza dos serrotes do lugar.

Desafiando os arquitetos urbanos, ele teve a idéia de construir um castelo em meio as rochas. A capela, localizada no centro da construção, é a área de convergência de três grandes pedras. Numa delas, Zé dos Montes mandou esculpir um altar para homenagear Nossa Senhora.

Na sala, munido de um inseparável cajado, prega para os romeiros ou visitantes. O cetro é lembrança de uma das suas inúmeras viagens que ele diz ter feito ao exterior.

Como ele construiu os castelos é mais um dos seus mistérios. "O povo se admira como eu consigo fazer sozinho tudo isso". Zé não gosta de falar, mas no passado, já foi militar e hoje está aposentado.

É difícil decifrar se Zé é um personagem criado para tornar o castelo mais interessante ou se aconteceu a fusão do simples mortal com o homem das forças divinas. Sobre a própria vida, Zé dos Montes diz ter a explicação "que é simples e difícil ao mesmo tempo." Por nada no mundo diz onde nasceu. "Isso não é importante para história".

Em meio aos seus inúmeros mistérios de vida, Zé leva a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE para um passeio entre o chamado labirinto do castelo. O nome sugestivo não é para menos. Uma passada pelos locais escuros e estreitos pode fazer o visitante se perder caso não tenha guia.

Em alguns trechos é preciso ter preparo físico e disposição pois o chão de terra pode ser escorregadio. Sobre a idéia do labirinto, Zé dos Montes diz: "É novidade. Fiz porque o povo que visita gosta de novidade." O castelo foi construído em 1984, mas sempre tem uma reforma a ser feita. Há cinco anos Zé dos Montes fez a casa onde permanece por vários dias no "reinado" que construiu. Agora, os carrinhos de mão e material de construção dão pistas de que novos cômodos estão sendo erguidos. No local mais alto da construção toma forma uma torre. Posteriormente, Zé quer passar dias nessa parte do castelo.

Não há energia elétrica, nem água encanada no castelo. "Aqui é só vela". Próximo ao castelo fica uma casa simples onde mora o caseiro do lugar. Crianças vestidas com camisas estampadas com a foto de Zé dos Montes estão sendo treinadas por ele para tornarem-se no futuro perpetuadoras da sua visão e pelo amor a Deus, Nossa Senhora e aos montes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário